Seg a Sex de 07:30 às 21:00 | Sábado de 07:30 às 13:00 0800-031-7373 / (031) 3224-7373 / (031) 9 89887151

PLÁSTICA OCULAR

A Plástica Ocular é a especialidade da oftalmologia que corrige imperfeições patológicas ou estéticas dos olhos, da órbita e das estruturas extra-oculares, como pálpebras, cílios, supercílios e vias lacrimais. É também indicada para pessoas que sofreram deformidades causadas por acidentes ou outras eventualidades. Realizadas por médicos oftalmologistas preparados, esse tipo de plástica tem a função de melhorar a aparência e devolver ao paciente o habitual movimento e função dos olhos e sua estrutura.

Ptose palpebral: Queda da pálpebra superior.

Ectrópio: Eversão da margem palpebral distanciando-se dos olhos e levando à exposição da córnea, o que pode provocar conjuntivites crônicas, inflamações, ceratites e dor.

Entrópio: É a inversão da margem palpebral para dentro dos olhos, fazendo com que os cílios toquem o bulbo ocular provocando lesões na córnea e dor.

Correção do lagoftalmo paralítico ou paralisia facial: Após quadros de paralisia facial, é comum que alguns pacientes apresentem incapacidade de fechamento da pálpebra, deixando o globo ocular exposto. A cirurgia de correção facilita o posicionamento correto da pálpebra e previne complicações oculares.

Correção da retração palpebral: Cirurgia que visa diminuir a abertura da pálpebra com o intuito de corrigir a retração, popularmente conhecida pelo aspecto dos “olhos arregalados”. A correção evita o desconforto social e problemas como olho seco, lesões conjuntivais de exposição e lesões de córnea.

Ressecção de tumores palpebrais e reconstrução: Benignos ou malignos, tumores na pálpebra devem ser removidos assim que identificados. A ressecção é uma cirurgia de retirada, seguida da reconstrução local para que a estética e o funcionamento ocular não sejam comprometidos.

Estudo e tratamento do lacrimejamento e olho seco: Além de lubrificar, a lágrima ou filme lacrimal, fornece nutrientes e oxigênio para superfície ocular, tem função antibacteriana e até visual. O tratamento da diminuição da produção da lágrima ou deficiência em alguns de seus componentes é de suma importância para a saúde dos olhos.

Cirurgia reconstrutora da via lacrimal: A obstrução do canal lacrimal gera lacrimejamento constante e pode ser tanto de origem congênita(nascimento), quanto adquirida ao longo da vida. A desobstrução pode ser simples ou cirúrgica, e evita desde conjuntivites crônicas até infecções mais graves das vias lacrimais.

Cirurgias orbitais

Reconstrução de cavidade orbital: Alguns traumas oculares e da cavidade orbitária podem exigir uma reconstrução desta cavidade para que um implante seja inserido posteriormente. A cirurgia de reconstrução pode ser feita por meio de enxertos de subcutâneo, de cartilagem, de osso, materiais artificiais ou retalhos locais ou à distância.

Enucleação do Globo Ocular: É um procedimento cirúrgico que consiste na remoção do globo ocular, preservando os músculos responsáveis pelo movimento do olho, pálpebras, glândula lacrimal e todo o conteúdo da órbita. Um implante é posicionado no local onde antes ficava o olho, e uma prótese pintada na cor do outro olho é confeccionada apos a cirurgia para a melhoria estética.

Evisceração do Globo Ocular: É a remoção do conteúdo ocular (apenas de dentro do olho), preservando as camadas externas, como a esclera ou “branco do olho”, a conjuntiva, os músculos que movem o olho e todas as outras estruturas da órbita. Um implante orbitário é colocado para substituir o volume ocular retirado. Uma prótese pintada na cor do outro olho é confeccionada apos a cirurgia para a melhoria estética.

Cirurgia estética palpebral

Blefaroplastia: Também conhecida como plástica das pálpebras superiores e inferiores, a blefaroplastia é uma cirurgia que retira o excesso de pele das pálpebras, com melhora do contorno dos olhos, diminuindo a flacidez local.

Ressecção de bolsas palpebrais: Cirurgia que remove o excesso de bolsas de gordura ao redor dos olhos. Complementa a blefaroplastia ou pode ser realizada sozinha,dependendo do caso. O resultado é uma expressão facial mais leve e rejuvenescida.

Elevação cirúrgica ou plástica dos supercílios: É uma pequena incisão junto das sobrancelhas ou dentro do couro capilar, feita para diminuir o peso das sombrancelhas caídas sobre as pálpebras superiores, retirando o aspecto de cansaço. Visa reposicionar as sobrancelhas, suavizando o olhar.

Cantoplastia palpebral: Cirurgia para restaurar um canto ocular defeituoso ou para aumentar a abertura palpebral.